sábado, 5 de julho de 2008

Transportes


Uma das partes fundamentais da logística é o transporte. O transporte nada mais é que a movimentação (fluxo) de produtos, pessoas e serviços. O transporte existe desde tempos remotos e sempre existirá, até mesmo quando e se, inventarem os tele-transportes iguais aos vistos em filmes de ficção científica, afinal é um modal (meio) de transporte. O transporte está ligado com o estoque, localização e nível de serviço ao cliente das empresas. Companhias que geram de forma eficiente o sistema de transportes obtêm vantagens competitivas, economia de escala (baixos custos de produção), tudo isso resulta em preço baixo para o consumidor.

O transporte é o responsável pela distribuição de todos os produtos ou serviços que existem. É parte fundamental da vida de todos, sem os transportes não haveria movimentação de nada no mundo.

Com a indubitável importância do transporte, surgiram várias empresas especializadas na área, as chamadas transportadoras. Empresas que não possuem frota (veículos) própria para o transporte dos seus produtos ou serviços, contratam as transportadoras para dar cabo dessa atividade. Esse tipo de serviço é o que chamamos de terceirização, que permite às empresas focarem em seu core competence (atividade em que tem melhor desempenho) deixando ás terceirizadoras (operadores logísticos) atividades complementares. Empresas que possuem frota própria também contratam as transportadoras caso haja necessidade de mais veículos.

Quando se fala de transporte, tem se de diferenciar o transporte intermodal e o transporte multimodal. O primeiro se caracteriza pelo intercâmbio de equipamentos entre os diversos modais. Por exemplo, o contêiner que é carga de um caminhão pode ser embarcado e transportado em avião, ou o vagão ferroviário embarcado em um navio com o uso de um guindaste. O segundo, além da integração e intercâmbio dos equipamentos, é responsável pela documentação de despacho que acompanha a carga, como também sua integridade e seguro, programação e cumprimento dos horários. Todo o processor multimodal fica transparente para o embarcador (despachador da carga, agente de transporte, operador logístico).

Os modais

Os modais (meios de transportes) existentes são: Ferroviário, Rodoviário, Aquaviário, Aéreo e Dutoviário.


Modal Ferroviário: Trem


Vantagens:


Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custo menor se comparado ao rodoviário para grandes volumes

Baixa competitividade no tráfego


Desvantagens:


Custo alto e baixa segurança (Brasil) para produtos de alto valor
agregado
Tempo em trânsito é maior
Ineficiente para pequenas distâncias
Custos altos de manuseio

É ineficiente para alguns produtos




Modal Rodoviário: Caminhão, VUC


Vantagens:


Flexibilidade de serviços
Movimentação de lotes pequenos
Serviço rápido
Entrega à domicilio – “porta a porta”
Transporta qualquer tipo de mercadoria e embalagem


Desvantagens:


Custos elevados para distâncias superiores a 700 km
Volume transportado menor se comparado com o transporte ferroviário e marítimo
É prejudicado pelo tempo e tráfego
Maior intensidade de risco
Custo mais elevado se comparado com o transporte ferroviário e marítimo


Modal Aquaviário: Navio (marítimo), Balsa (hidroviário)


Vantagens hidroviário (balsa):


Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custos operacionais menores
Transporte de produtos de baixo valor agregado


Desvantagens hidroviário (balsa):


Ineficiente para cargas pequenas e emergenciais
Tempo longo de descarga e transferência de transporte
Índice alto de danos sobre a mercadoria
Tempo de trânsito longo
Baixa freqüência


Vantagens Marítimo (Navio):


Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custos operacionais menores
Transporte de produtos de baixo valor agregado


Desvantagens marítimo (navio):


Ineficiente para cargas pequenas e emergenciais
Tempo longo de descarga e transferência de transporte
Índice alto de danos sobre a mercadoria
Tempo de trânsito longo
Baixa freqüência


Modal Aéreo: Avião


Vantagens:


Transporte mais rápido
Transportes emergenciais
Prioridade com produtos perecíveis
Menor custo de seguro


Desvantagens:


Restrição de capacidade
Não apropriado para transporte à granel
Inadequado para produtos com baixo custo unitário
Custo de transporte elevado
É prejudicado pelo tempo e pelo tráfego


Modal Dutoviário


Vantagens:


Ininterrupto fluxo de material
Maior segurança contra avarias e interrupções
Limitação do uso apenas para a precisão do momento


Desvantagens:


Leque de serviços e capacidades limitado
Lenta movimentação do fluxo



7 comentários:

Menin@ disse...

Ótimo post! Ajudou-me muito na tarefa de geografia... hehe :D
Bjix

+ fotos disse...

Báh muito bom, me ajudou muito no trabalho de custos logísticos da faculdade! Obrigada!!

Bruna Carolina disse...

Rodolfo, preciso de mais informações sobre o setor dutoviario no - PR. Tenho q publicar um artigo , e acho o assunto bem interessante, mais ñ sei por onde começar. será q vc pode me ajudar?
bjo . obg

Vinicius disse...

Suas postagens me ajudaram na resolução de um trabalho sobre os tipos de modais.
Valeu!!

Fabiana Ribeiro disse...

Obrigado pelo post, me auxiliou em um trabalho de Administração de Produção. Abração

jane disse...

Muito bom,me ajudou no trabalho da facul!!!!!!!
BJOS

Anônimo disse...

parabens ajudou-me muito no trabalho da facu obrigada