quinta-feira, 31 de julho de 2008

Simplificação do Comércio Exterior


O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) anunciou medidas definidas pela Estratégia Nacional de Simplificação do Comércio Exterior, da Camex (Câmara de Comércio Exterior).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que produtos de saúda fabricados no Brasil não necessitarão de registro no órgão para exportação. O órgão também dispensou a autorizção aduaneira em trânsito de produtos fora da lista.

A Rceita Federal por sua vez colocou a disposição um serviço online denominado Consulta Pública Externa, no qual pode-se informar e dar sugestões a respeito das leis aduaneiras.

Está em planejamento pela Receita Federal, junto com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) a Linha Verde para produtos sanitários e fitossanitários que geram risco Comínimos.

Espera-se menor burocracia e mais agilidade para as exportações com essas medidas.

Para mais informações: Intelog

terça-feira, 29 de julho de 2008

Chega de Ficar Com o Telefone na Orelha


Empresas de telefonia, transportes terrestres, energia elétrica, abastecimento de água, serviços financeiros, cartões de crédito, TV por assinatura ou cabo, companhias aéreas, palnos de saúde e comunicações, terão um prazo de quatro meses para aderir às novas regras estabelecidas pelo governo. Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinar o decreto da lei, o prazo de quatro meses começará a correr.

Com as novas regras os Call Centers das empresas terão de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, a pessoa não poderá ser transferida para mais de um atendente, evitando assim o longo tempo de espera no telefone. A tentativa de estipular um prazo de 60 segundos para ser atendido não foi aprovado, pois segundo especialistas cada caso tem suas especificidades podendo um atendimento durar mais tempo que outro.

Só espero que vigore essa lei, pois quando se liga para alguma empresa reclamando, requisitando suporte técnico, você fica esperando por um tempo absurdo ouvindo uma música irritante ou algum mensagem eletrônica que não muda em nada sua vida. Mas se você ligar para alguma empresa querendo comprar algum produto, em 10 segundos já tem algum atendente lhe desejando "bom dia".

Entendo que o trabalho no Call Center, deve ser estressante, gerar alguns distúrbios no pessoal da área como LER entre outros, ouvir chigos, falar seguindo scripts, mas o apelo vai para as empresas que precisam contratar mais pessoas para trabalharem nessa área gerando emprego, dividindo tarefas, assim evitando o desgaste dos funcionários e propriciando um melhor atendimento aos clientes.

Mais informações: Estadão

Até mais!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Motos Começarão a Pagar Pedágio


Visando o aumento da frota e o número de acidentes de motos no país, principalmente no estado de São Paulo em que o governo deciciu permitir a cobrança de pedágios para este tipo de veículo. A cobrança, segundo estimativas, pode ser a metade cobrada para os automóveis. As concessionárias alegam ter custos com motocicletas e vêem a cobrança de pedágios um alternativa para driblar os custos.

Mais informações entrem em Intelog e outra parte no mesmo site Intelog

Abraços!

terça-feira, 22 de julho de 2008

PROBLEMA COM A INTERNET

PESSOAL ESTOU SEM INTERNET EM CASA. DESDE SEXTA FEIRA (18/07) MEU SPEEDY NÃO ESTÁ CONECTANDO A INTERNET E, COMO DE COSTUME, ATÉ HOJE A TELEFÔNICA NÃO TOMOU AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS. A EMPRESA DISSE QUE MANDARIA UM TÉCNICO EM MINHA CASA NO SÁBADO (19/07), MAS ATÉ HOJE NÃO APARECEU UMA ALMA VIVA. LIGUEI 4 VEZES LÁ, MAS ATÉ AGORA NADA.

ESPERO QUE O PROBLEMA SE RESOLVA EM BREVE.


ABRAÇOS

P.S.: DESCULPEM PELO CAPS

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Alta dos Preços de Implementos Rodoviários


Devido a alta dos preços das matérias-primas, como o aço carbono, os preços do setor de implementos rodoviários - reboque, semi-reboque e carroceria sobre chassi - terão reajustes de até 15%. Mesmo com o reajuste, as vendas continuam em alta. O setor cresceu 15% segundo projeções. O aumento dos setores sucroalcooleiro e da construção civil são fatores que impulsionaram o crescimento.

Só espero que o preço não seja sentido pelo consumidor final.

A matéria pode ser lida no site DCI .

quarta-feira, 16 de julho de 2008

WMS - Wharehouse Manegement System


Olá pessoal, espero que todos estejam bem! Vou falar um pouco sobre o WMS - Sistema de Gerenciamento de Armazém em inglês - que lida, como o próprio nome diz, com o gerenciamento de armazéns através de sistemas informatizados.

Atualmente, as empresas tentam administrar os seus estoques de forma que não gerem muitos custos para elas. Com a economia ascendendo em países antes subdesenvolvidos inserindo muitas pessoas para classes sociais mais altas e com poder aquisitivo, a demanda aumentou e a produção de produtos acompanhou esse rítimo. Como guardar e gerenciar as matérias-primas e os próprios produtos acabados de uma forma que não gere prejuízos para as empresas?

Com o avanço da tecnologia, da informática, a explosão da internet, novos sistemas surgiram e deles veio o WMS para o alívio das empresas. Resumindo podemos dizer que ele É um sistema de gestão por software que melhora as operações do armazém através do eficiente gerenciamento de informações e conclusão de tarefas. O WMS torna mais eficiente as operações de gerenciamento de armazéns em forma de planejamento de mão-de-obra, planejamento de nível de estoques, utilização de espaços e rotina de expedição.


Atividades do WMS:


Recebimento

  • Agenda recebimento de caminhões.
  • Prioriza desembarque.
  • Captura notas fiscais dos fornecedores.
  • Controla a qualidade dos produtos sendo recebidos.
  • Emite etiquetas de códigos de barras para pallets, volumes ou peças.
  • Recebe mercadorias na modalidade cross-docking;

Armazenamento

  • Define os endereços dos produtos a serem armazenados, tais como: zona, rotatividade ou família de produtos.
  • Controla diferentes estruturas de armazenagem como: porta pallets, prateleiras, blocos.
  • Controla automaticamente o abastecimento da áreas de picking.


Picking

  • Captura os pedidos de clientes através de interfaces com sistemas comerciais e roteirizadores.
  • Gerencia ativamente as tarefas de separação pendentes.
  • Integra-se com diferentes tipos de equipamentos como esteiras, balanças, sensores e equipamentos automáticos de movimentação.

Linha de Produção

  • Define linhas e postos de trabalho na linha de produção.
  • Rastrea os produtos utilizados no processo de fabricação.
  • Controla o ressuprimento automático da linha de produção.
  • Controla a impressão e a aplicação de etiquetas de códigos de barras na linha de produção.

Expedição

  • Controla a expedição de pallets, volumes ou caixas.
  • Emite uma lista de conteúdo de pallets, volumes ou caixas.
  • Emite Notas Fiscais (opcional).
  • Gerencia o cancelamento de pedidos e o retorno de mercadorias para o estoque.

Podemos destacar o WMS em cinco elementos, que são eles:

1)Entrada:

  • O Produto é identificado por código e quantidade quando desembarcados mas docas de recebimento;
  • Os dados do produto dão entrada no WMS através do uso de leitores de códigos de barras, terminais RFID ou teclados digitais;
  • Peso, cubagem e configuração de embalagem do produto são conhecidas mediante conferência entra o código desse produto e o código no arquivo interno do produto.

2) Estocagem:

  • O WMS conversa o layout do espaço do edifício e o estoque guardado nas instalações;
  • O WMS aloca os produtos com base no layout de estocagem, a um local específico para posteriormente ser retirado;
  • Seqüência a recepção e rota para minimizar o tempo de viagem quando houver necessidade de armazenamento de múltiplos produtos em locais múltiplos na mesma viagem;
  • O registro de localização do estoque vai sendo ajustado conforme o nível de estoque é afetado.


3) Gerenciamento do Estoque:

  • Monitora os níveis do produto em cada ponto de estocagem no armazém;
  • Quantidades e o momento da reposição são sugeridos de acordo com regras bem específicas;
  • Pedido de reposição é transmitido ao departamento de compras ou diretamente aos fornecedores ou fábricas da empresa via EDI ou a Internet.

4) Processamento de Pedidos e Retirada:

  • Recebendo o pedido, o WMS os decompõe em grupos de itens que exigem tipos diferentes de processamento e separação;
  • Itens são agrupados de acordo com a localização dos pontos de estocagem;
  • WMS divide o pedido de itens separados em quantidades menores, dispersas, separados em caixas cheias, paletes completos, como em áreas isoladas e seguras do armazém afim de separar e organizar o fluxo do pedido de forma que os itens consigam ser embarcados como um pedido completo na seqüência apropriada com outros pedidos;
  • Itens são separados de forma que o trabalhador evite percorrer longas distâncias, força despendida e cansaço.


5) Preparação do Embarque:

  • Pedidos de clientes da mesma região são escolhidos simultaneamente a fim de chegarem no ponto de embarque e na carroceria do caminhão ao mesmo tempo;
  • Fazem-se estimativas de cubagem e peso dos pedidos de múltiplos clientes que serão levados num caminhão, contêiner ou vagão ferroviário;

Ferramentas utilizadas no WMS:

Leitor de Código de Barras (Código alfa numérico impresso para comunicação de dados)
Terminal de Comunicação via RFID (Identificação de itens dentro de um limite de distãncia)
Teclado Digital (Computador de mão geralmente para controle de inventário)
Empilhadeiras (Veículos para elevação de cargas)
Esteiras Rolantes (Sistemas fixos que movem os produtos no armazém)


Recomendo o livro Tecnologia da Informação Aplicada à Logística que traz explicações sobre os principais sistemas de informação usados na logística.


Abraços!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Lei Seca: Redução de Acidentes e de Custos

Além da redução de acidentes em cerca de 55% obtida pela implantação da Lei Seca que prevê multa R$955,00, suspensão do direito de dirigir por um ano e até pena de prisão para condutores embriagados, seguradoras estimam queda dos preços das apólices.

Essa é uma boa notícia para aqueles que não possuem seguro de carro aproveitar a queda dos preços e adquirir a apólice, e também, uma notícia agradável para os possuidores de seguro de carro que poderão economizar mais com esta queda. Mas só teremos essa redução dos preços se a lei for cumprida no longo prazo.

A matéria pode ser lida na íntegra no site EXAME.

MAIS IMPORTANTE É TERMOS A CONSCIÊNCIA DE NÃO BEBER QUANDO SE VAI DIRIGIR, POIS MESMO O SEGURO SENDO BARATO, MUITAS VEZES ELE NÃO SALVA SUA VIDA, SÓ DEIXA O DINHEIRO PARA AS PESSOAS AUTORIZADAS A RECEBEREM. DÊ VALOR À VIDA!


Até mais!

Maior Avião Cargueiro com 2 Turbinas


O Antonov 225, considerado o maior avião cargureiro do mundo está preste a receber um companheiro (ou concorrente). Segundo o site The Seattle Times a Boeing realizou no dia 14 de Julho o primeiro vôo do maior avião cargueiro com 2 turbinas, o Boeing 777-Freighter. Neste teste foi verificado uma falha no sistema de gravação e transmição de dados. Por conta desta falha o avião posou no mesmo aeroporto que decolou, Paine Field em Everett, Washigton e não no Boeing Field no sul de Seattle.

Espero que mais beldades como o Antonov e o 777-Freighter apareçam para auxiliar a distribuição de produtos no mundo inteiro.

Para mais informações sobre o Boeing 777-Freighter, entre neste link da Boeing


Até mais!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

FIAT, Melhor Empresa Segundo EXAME


A edição 922 da revista EXAME traz como matéria de capa um texto explicando o porquê da FIAT ser considerada a melhor empresa do ano. A matéria está interessante, revela números marcantes sobre a indústria automobilística brasileira. É possível conferir no Portal EXAME um vídeo mostrando a fábrica e alguns trechos da entrevista com Cledorvino Belini, presidente da FIAT.

Mas falando de logística, a FIAT se destaca pela previsão de vendas dos seus automóveis, ou seja, eles evitam a demanda empurrada (push, em inglês) no qual a empresa produz mais do que o necessário e para vender o estoque pendente a mesma acaba "empurrando" os produtos para os clientes, no caso seria para as concessionárias. Com previsões relevantes é possível comprar, produzir e vender o que a empresa estipula, evitando desperdícios e perdas. A empresa também evita estoques, com o uso do Just-in-Time - de grosso modo, suprimento na hora necessária - a reposição das peças feita pelos fornecedores é exata para a necessidade do momento. Isto dá a empresa um alto controle em todas as suas áreas comprar, produção, marketing, financeiro, recursos humanos, enfim, na logística.

No Brasil, que em 2007 teve 2,4 milhões de carros vendidos, as empresas precisam saber a administrar de forma eficaz e eficiente.

Abraços!

domingo, 13 de julho de 2008

Estoque


Vou comentar rapidamente sobre os tipos de estoques existentes. Vamos lá!


Estoque de Produção / Processo

São estoques criados durante a linha de produção ou de processamento do produto, entre o tempo de produção e o transporte efetivo deste produto até o seu destino final.


Estoque de Organização

São utilizados para manter o processo de produção ou suprimento funcionando continuamente se interrupcões.


Estoque Regular / Cíclico

São necessários para satisfazer a demanda médi durante o tempo etre os reabastecimentos sucessivos, que dependem de:
  • Tamanho dos lotes de produção;
  • Das quantidades econômicas de embarque;
  • Das limitações do espeaço de estocagem;
  • Dos temos de reabastecimento e ou estoque (TR);
  • Do custo da manutenção do estoque.

Estoque de Ciclo

São estoques criados em virtude do ciclo econômico da produção, sendo seus objetivos:

  • Redução do custo unitário;
  • Redução do setup dos equipamentos (Liga / Desliga);

Estoque de Segurança (ES)

São as unidades a mais, mantidas fisicamente disponíveis em um ponto de estocagem, para prever o caso em que a demanda excede as espectativas ou ainda que parte do lote tenha sido reprovado no controle de qualidade.


Estoque Sazonal ou de Antecipação

São os estoque criados para fornecer condições de suprimento quando a capacidade de produção e a demanda estão desequilibradas. Quando estes períodos são previstos, os estoques podem ser incrementados (antecipados) para garantir o suprimento.


Estoque em Trânsito

São os estoques que estão em trânsito entre o ponto de estocagem ou de produção. Quanto maior a distância e menor a velocidade de deslocamento, maior será a quantidade de estoque em trânsito.


Estoque Virtual (EV)

São os itens que já foram pedidos (adcionado o ponto de pedido) ao setor de compras e este já o efetivou, mas aida não chegou ao ponto de armazenagem ou ainda estão em processo de liberação pelo controle de qualidade.


Estoque Obsoleto (Morto)

São partes do estoque que deterioram ou tem sua validade vencida, ou ainda foram danificadas ou reprovadas na linha de produçao.


Até o próximo post!!!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Carro Sustentável


Vistos como uns dos agentes mais poluidores do planeta pela emissão de CO2, novos carros estão sendo projetados para ajudar na preservação ambiental. Quem deu o pontapé inicial foi a fabricante franco-japônes Renault-Nissan. A empresa divulgou que está desenvolvendo um modelo elétrico, para evitar o uso de combustíveis derivados do petróleo e outros recursos naturais.
A grande jogada é a recarga da bateria do automóvel em pontos especializados, sua troca por outra e, até mesmo, se tiver paciência de 8 horas esperar a bateria recarregar diretamente de alguma solitária tomada de sua casa.
Há alguns problemas para essa iniciativa. É preciso investir em infra-estrutura para a construção de pontos de abastecimentos, bem como a cooperação da concessionária de energeia elétrica, pois o aumento do consumo de eletricidade será enorme.
A empresa planeja lançar os modelos em 2010, por enquanto apenas em Portugal, mas caso dê certo, outros países estarão na mira da empresa.

A matéria completa pode ser lida no site do Estadão .

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mais Sobre a Alta dos Preços


O Estadão fez um especial demonstrando graficamente ínidces dos aumentos dos preços de vários itens de vários setores. Clique aqui para conferir o especial, recomendo pela grande quantidade de itens analisados.
Você deparará com o termo IPCA, para entendê-lo entre neste site

Até o próximo post!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Antonov An-225 Mriva, o maior!


Olá pessoal, espero que estejam todos bem!



Hoje vou postar um link de um vídeo mostrando o procedimento de descarga do maior avião cargueiro do mundo, o Antonov An-225 Mriya. Esse vídeo mostra o quão enorme é o interior deste "aviãozinho".





Recomendo também esse link http://paginas.terra.com.br/informatica/faustini/antonov/ Muitas informações sobre este avião cargueiro se encontra lá.

Abraços!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Alta dos Preços de Vários Serviços


Serviços indexados a IGPs – Índices Gerais de Preços – sofrerão altas nos preços conforme afirma o jornal O Estado de S. Paulo de 7 de Julho de 2008. Esses serviços são essenciais para todos. Segue abaixo os serviços e projeções da taxa de aumento de seus respectivos preços:
Ônibus interestadual e internacional – Alta de 6,396%
Eletropaulo – Alta de 12,66%
GLP industrial – Alta de 15% em janeiro, 10% em abril e 5,3% em Junho
Gasolina e diesel – Alta de 10% para gasolina e 15% para o diesel
Querosene de aviação – Alta de 34,7%
Telefonia fixa – Alta de 4,46%
Pedágios em SP – Alta de 11,52%
Vamos preparar o nosso bolso!!!

Entenda a Restrição de Caminhões na cidade de São Paulo


Começou em 1º de Julho de 2008 a restrição de tráfego de caminhões na parte central de São Paulo visando a melhora do fluxo do trânsito. Por existirem nesta área muitas lojas varejistas, supermercados, distribuidores, e até feirantes, o tráfego de caminhões que distribuem ou embarcam cargas é grande e para alívio de uns e preocupação de outros a Prefeitura do Município de São Paulo no qual Gilberto Kassab é prefeito resolveu restringir fluxo de caminhões em horários específicos.

É proibido o tráfego de caminhões entre 5h e21h.

Os VUCs (Veículos Urbanos de Carga) também devem obedecer o rodízio. VUCs com placas pares, apenas poderão trafegar em dias pares das 5h às 21h e os de placas ímpares, nos dias ímpares no mesmo horário. à partir de 1º de agosto até 31 de outubro o VUC's terão horário mais restrito para tráfego: das 10h às 16h de segunda a sexta-feira.

O descumprimento da nova lei acarretará multa de R$85,13 a cada duas horas e 4 pontos na carteira para condutores de caminhões. O condutor pode acumular até 8 infrações que em um dia dá a soma de R$621,04 e 32 pontos na carteira. Para os condutores de VUC's o valor da multa é igual a de caminhões, como também é o mesmo valor para quem tomar multa por trafegar no dia de rodízio. Podem ser acumuladas 16 multas em um dia para condutores de VUC's.

Fiscais da CET estão multando os condutores desses veículos que descumprem a lei.

Abaixo segue o decreto desta lei:

DECRETO Nº 49.487, DE 12 DE MAIO DE 2008
Regulamenta o trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação - ZMRC.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, CONSIDERANDO que compete ao Município legislar sobre assuntos de interesse local, nos termos do inciso I do artigo 30 da Constituição Federal, além de organizar, promover, controlar e fiscalizar o trânsito e o serviço de transporte de cargas dentro do seu território, nos termos dos incisos I e IV do artigo 179 da Lei Orgânica do Município de São Paulo;
CONSIDERANDO a necessidade de compatibilizar os fluxos de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços, informações e transporte individual na Cidade, em particular na região interna ao Centro Expandido;
CONSIDERANDO a necessidade de viabilizar a melhoria da qualidade de vida da população, quanto às condições de fluidez e segurança do trânsito, garantindo a continuidade das atividades essenciais da Cidade, D E C R E T A:

Art. 1º. Fica proibido o trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), delimitada pelas vias arroladas no Anexo I e configurada no mapa constante do Anexo II, integrantes deste decreto, nos seguintes dias e horários, excetuados os feriados:

I - de 2ª a 6ª feira: das 5 às 21 horas;

II - aos sábados: das 10 às 14 horas.

Art. 2º. Excetuam-se da ZMRC as seguintes vias ou trechos de vias que possuem características especiais de trânsito:

I - vias delimitadoras da ZMRC, relacionadas no Anexo I deste decreto;

II - Vias Estruturais Restritas - VER, com horários de restrição específicos, conforme estabelecido em portaria da Secretaria Municipal de Transportes, relacionadas a seguir:
a) Av. Rebouças, em toda a extensão;
b) Av. Eusébio Matoso, em toda a extensão;
c) Av. Nove de Julho, em toda a extensão;
d) Av. Cidade Jardim, entre Av. Brig. Haroldo Veloso e Av. Brig. Faria Lima;
e) Av. São Gabriel, em toda a extensão;
f) Av Santo Amaro, entre Av. São Gabriel e Av. Bandeirantes;
g) Av. Paulista, entre R. da Consolação e Pça. Oswaldo Cruz;
h) Av. Prestes Maia, em toda a extensão;
i) Passagem Tom Jobim;
j) Av. Rio Branco, em toda a extensão;
l) Av. Sen. Queirós, entre a R. da Cantareira e Pça. Alfredo Issa;
m) Av. Ipiranga, entre a Pça. Alfredo Issa e Av. São Luiz;
n) Av. São Luiz, em toda a extensão;
o) Vd. 9 de Julho;
p) Vd. Jacareí;
q) Rua Maria Paula, em toda a extensão;
r) Vd. Dona Paulina;

III - vias sinalizadas com placas "R-9: Proibido Trânsito de Caminhões", por período integral;

IV - vias sinalizadas com placas "R-10: Proibido Trânsito de Veículos Automotores".

Art. 3º. Ficam excepcionados da restrição prevista neste decreto, nos períodos adiante especificados e conforme as condições estabelecidas em portaria a ser expedida pela Secretaria Municipal de Transportes, os caminhões que prestam os seguintes serviços:
I - por período integral:
a) de urgência;
b) socorro mecânico de emergência;
c) cobertura jornalística;
d) obras e serviços de emergência;
e) acesso a estacionamento próprio;

II - no período das 5 às 16 horas:
a) obras e serviços de infra-estrutura urbana;
b) concretagem e concretagem-bomba;
c) feiras livres;
d) mudanças;

III - no período das 5 às 12 horas:
a) transporte de produtos alimentícios perecíveis;
b) transporte de produtos perigosos de consumo local;

IV - no período das 10 às 16 horas:
a) transporte de valores;
b) remoção de terra/entulho e transporte de caçambas;
c) prestação de serviços públicos essenciais.

1º. Consideram-se como em serviço de urgência, nos termos do artigo 29, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro, os caminhões destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

2º. O trânsito de caminhões no transporte de gasolina, óleo diesel e álcool combustível fica provisoriamente autorizado na ZMRC por 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da data da vigência deste decreto, no período das 5 às 6 horas e das 20 às 21 horas.

Art. 4º. A SMT poderá autorizar o trânsito de caminhões na ZMRC em casos excepcionais, mediante o fornecimento de "Autorização Especial", conforme previsto no Decreto nº 48.338, de 10 de maio de 2007.

Art. 5º. Fica revogado o artigo 4º do Decreto nº 48.338, de 2007.

Art. 6º. Este decreto entrará em vigor no dia 30 de junho de 2008, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 12 de maio de 2008, 455º da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, prefeito
ALEXANDRE DE MORAES, Secretário Municipal de Transportes
CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal
Publicado na Secretaria do Governo Municipal, em 12 de maio de 2008.

Varejistas prevêem aumento dos preços dos produtos pelo fato das entregas terem de ser feitas no período noturno, que está fora do horário de restrição. Entregas noturnas acarretam mais custos em pessoal para o trabalho de noite, risco de avarias, roubos, assaltos é maior. Feirantes precisam fechar suas barracas mais cedo para evitarem o tráfego de caminhões.
Como estudante de logística, fico em cima do muro, pois no mesmo tempo que pode ajudar a melhorar o tráfego na cidade de São Paulo, os preços sobem e os consumidores sentirão no bolso os reajustes. Empresas transportadoras deverão rever suas estratégias, usar outros tipos de veículos, estipular horários para entregas e recolhimentos, enfim, terão de fazer muito para se darem bem, já que entregar numa cidade como São Paulo gera muitos custos e, na maioria das vezes, os clientes não querem pagar o valor e, assim, a transportadora fica na pior.
O horário de restrição deveria ser menor. Se for para restringir caminhões, o melhor horário seria o considerado hora do Rush, horário em que as pessoas, na sua maior parte, saem do trabalho e voltam para suas casas.

Para saber mais sobre a restrição, ver mapa dos lugares onde a mesma atua, visite o site do Estadão

Até o próximo post :)

sábado, 5 de julho de 2008

Transportes


Uma das partes fundamentais da logística é o transporte. O transporte nada mais é que a movimentação (fluxo) de produtos, pessoas e serviços. O transporte existe desde tempos remotos e sempre existirá, até mesmo quando e se, inventarem os tele-transportes iguais aos vistos em filmes de ficção científica, afinal é um modal (meio) de transporte. O transporte está ligado com o estoque, localização e nível de serviço ao cliente das empresas. Companhias que geram de forma eficiente o sistema de transportes obtêm vantagens competitivas, economia de escala (baixos custos de produção), tudo isso resulta em preço baixo para o consumidor.

O transporte é o responsável pela distribuição de todos os produtos ou serviços que existem. É parte fundamental da vida de todos, sem os transportes não haveria movimentação de nada no mundo.

Com a indubitável importância do transporte, surgiram várias empresas especializadas na área, as chamadas transportadoras. Empresas que não possuem frota (veículos) própria para o transporte dos seus produtos ou serviços, contratam as transportadoras para dar cabo dessa atividade. Esse tipo de serviço é o que chamamos de terceirização, que permite às empresas focarem em seu core competence (atividade em que tem melhor desempenho) deixando ás terceirizadoras (operadores logísticos) atividades complementares. Empresas que possuem frota própria também contratam as transportadoras caso haja necessidade de mais veículos.

Quando se fala de transporte, tem se de diferenciar o transporte intermodal e o transporte multimodal. O primeiro se caracteriza pelo intercâmbio de equipamentos entre os diversos modais. Por exemplo, o contêiner que é carga de um caminhão pode ser embarcado e transportado em avião, ou o vagão ferroviário embarcado em um navio com o uso de um guindaste. O segundo, além da integração e intercâmbio dos equipamentos, é responsável pela documentação de despacho que acompanha a carga, como também sua integridade e seguro, programação e cumprimento dos horários. Todo o processor multimodal fica transparente para o embarcador (despachador da carga, agente de transporte, operador logístico).

Os modais

Os modais (meios de transportes) existentes são: Ferroviário, Rodoviário, Aquaviário, Aéreo e Dutoviário.


Modal Ferroviário: Trem


Vantagens:


Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custo menor se comparado ao rodoviário para grandes volumes

Baixa competitividade no tráfego


Desvantagens:


Custo alto e baixa segurança (Brasil) para produtos de alto valor
agregado
Tempo em trânsito é maior
Ineficiente para pequenas distâncias
Custos altos de manuseio

É ineficiente para alguns produtos




Modal Rodoviário: Caminhão, VUC


Vantagens:


Flexibilidade de serviços
Movimentação de lotes pequenos
Serviço rápido
Entrega à domicilio – “porta a porta”
Transporta qualquer tipo de mercadoria e embalagem


Desvantagens:


Custos elevados para distâncias superiores a 700 km
Volume transportado menor se comparado com o transporte ferroviário e marítimo
É prejudicado pelo tempo e tráfego
Maior intensidade de risco
Custo mais elevado se comparado com o transporte ferroviário e marítimo


Modal Aquaviário: Navio (marítimo), Balsa (hidroviário)


Vantagens hidroviário (balsa):


Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custos operacionais menores
Transporte de produtos de baixo valor agregado


Desvantagens hidroviário (balsa):


Ineficiente para cargas pequenas e emergenciais
Tempo longo de descarga e transferência de transporte
Índice alto de danos sobre a mercadoria
Tempo de trânsito longo
Baixa freqüência


Vantagens Marítimo (Navio):


Grande quantidade de carga transportada
Percorre longas distâncias
Flexibilidade com relação as mercadorias
Custos operacionais menores
Transporte de produtos de baixo valor agregado


Desvantagens marítimo (navio):


Ineficiente para cargas pequenas e emergenciais
Tempo longo de descarga e transferência de transporte
Índice alto de danos sobre a mercadoria
Tempo de trânsito longo
Baixa freqüência


Modal Aéreo: Avião


Vantagens:


Transporte mais rápido
Transportes emergenciais
Prioridade com produtos perecíveis
Menor custo de seguro


Desvantagens:


Restrição de capacidade
Não apropriado para transporte à granel
Inadequado para produtos com baixo custo unitário
Custo de transporte elevado
É prejudicado pelo tempo e pelo tráfego


Modal Dutoviário


Vantagens:


Ininterrupto fluxo de material
Maior segurança contra avarias e interrupções
Limitação do uso apenas para a precisão do momento


Desvantagens:


Leque de serviços e capacidades limitado
Lenta movimentação do fluxo



quarta-feira, 2 de julho de 2008

O Que É Logística?

Essa é a pergunta que todos fazem. Neste post vou publicar um "breve" resumo sobre a logística. Durante os dias irei publicar sobre cada aspecto da logística de forma mais aprofundada, pois como disse, neste post só está uma visão resumida do que é logística. Vamos lá então!

O mundo globalizado trouxe várias oportunidades e desafios para as empresas. As organizações precisam criar, mudar ou manter uma eficaz, eficiente e efetiva gestão para poderem continuar no jogo corporativo que a cada dia se torna mais desafiante, dificultando as empresas chegarem ao lucro, uma boa rentabilidade. Para vencer, as empresas estão buscando novas formas de gestão e é na logística que estão apostando suas fichas.

O termo logística é de origem militar e vem de muito tempo atrás. No dicionário você provavelmente irá encontrar a seguinte definição para logística: “O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações.” Em grandes guerras, no passado distante, como na época de Alexandre, o Grande os exércitos usavam estratégias logísticas para alcançar êxito. Uma tropa do exercito aliado era enviada primeiramente para subtrair e danificar suprimentos da base inimiga, assim, desfalcando o inimigo de materiais necessários para o combate. Não são apenas os combatentes os principais militares para sua manutenção, mais importante ainda são os militares das equipes de apoio responsáveis pela obtenção de materiais, armamentos, comidas, medicamentos e outros suprimentos essenciais para o exército. Calcula-se que, para cada 10 combatentes são necessários 90 militares na equipe de apoio para cuidar dos suprimentos. Batalha como a da Normandia na Segunda Guerra Mundial que necessitaram a convocação de milhares de combatentes e equipamentos, como também transportes, é exemplo do esforço logístico. Na Guerra do Golfo foram enviados 200 mil soldados e respectivos equipamentos em um prazo de um mês e meio.

Ainda focando a logística em um tema militar, a mesma visa o serviço ao cliente, que no caso da guerra, os combatentes que estão nos campos de batalhas são os clientes. Quando esses militares requerem alterações nos equipamentos, como o calibre dos armamentos, a cor da camuflagem dos blindados, é o pessoal da logística que cuida dessas reivindicações.

A logística começou a ser uma vital disciplina para as empresas logo após o término da Segunda Guerra Mundial, pois a população em geral começou a consumir, reconstruir seus lares, enfim, o mundo voltava para o desenvolvimento e a demanda se expandia diariamente. Era necessário comprar matérias-primas, produzir, estocar e transportar para os novos clientes, mesmo sendo uma época aonde não havia a customização dos produtos, o que possibilitava uma mesma linha de produção produzir enormes quantidades de produtos idênticos, as empresas necessitavam de uma boa gestão logística para manter-se ativa e fora de prejuízos.

Evolução da Logística

Antes de 1950: os anos adormecidos

1950 – 1970: o período de desenvolvimento

1970 e além: os anos de crescimento

Primeira Fase: Atuação Segmentada

  • A moderna Logística praticamente se originou da Segunda Guerra Mundial.
  • Após a guerra, a indústria procurou preencherimportantes lacunas de demanda existentes no mercado consumidor (automóveis, eletrodomésticos, bebidas), aproveitando a capacidade ociosa e os novos processos de produção em série.
  • Ausência de sofisticados sistemas de comunicação e de informática.
  • Controle manual de venda e estoque.
  • Estoque como elemento chave no balanceamento da cadeia de suprimento.

Segunda Fase: Integração Rígida

  • Aspiração por produtos diferenciados.
  • Novos produtos incorporados ao lar.
  • Uma quantidade muito grande de produtos alimentícios.
  • Processos produtivos de manufatura mais flexíveis

Início da década de 70:

  1. Crise do petróleo;
  2. Aumento do custo de transporte;
  3. Redução das margens de lucro.

Novas alternativas para escoamento dos fluxos

logísticos:

  1. Utilização intensiva da multimodalidade
  2. Usos combinados de: caminhão, navio, trem e avião.

  • Introdução da informática nas operações das empresas.

Terceira Fase: Integração Flexível

  • Integração dinâmica e flexível em dois níveis: dentro da empresa e nas inter-relações da empresa com seus fornecedores e clientes.

Início da década de 80.

  • Utilização de EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados).
  • Desenvolvimento da informática.
  • Utilização de código de barras.
  • Maior preocupação com a satisfação plena do cliente.
  • Redução contínua dos níveis de estoque.

Quarta Fase: Integração Estratégica (SCM – Supply Chain Manegement ou Gereciamento da Cadeia de Suprimentos)

  • Logística sendo tratada de forma estratégica.
  • Utilização de postponement (postergação).
  • Empresas virtuais.
  • Crescente preocupação com os impactos da logística no meio ambiente.
  • Utilização em larga escala de tecnologia da informação.
  • Concentração nas atividades principais (core competence)
  • Parceria com fornecedores e clientes.

O intercâmbio de informações, mais do que nunca, é intenso nessa quarta fase da Logística, mas o que a distingue significativamente das demais são:

  • Ênfase absoluta na satisfação plena do consumidor final;
  • Formação de parcerias entre fornecedores e clientes, ao longo da cadeia de suprimento;
  • Abertura plena, entre parceiros, possibilitando acesso mútuo às informações operacionais e estratégicas;
  • Aplicação de esforços de forma sistemática e continuada, visando agregar o máximo de valor para o consumidor final e eliminar os desperdícios, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Hoje existe a questão se a logística é parte d

o SCM – Supply Chain Manegement ou Gereciamento da Cadeia de Suprimentos – ou se é o contrário. Pelo fato de muitas empresas ainda não estarem na quarta fase (SCM) é certo dizer que o SCM faz parte da Logística.

Saindo um pouco da história da logística, vamos falar sobre ela nos dias de hoje, suas principais atividades e, claro, o que é logística de uma forma resumida.

Objetivo da Logística: Tornar disponíveis produtos e serviços no tempo, no lugar, na forma e nas condições desejadas, do modo mais lucrativo ou menos dispendioso para as cadeias de suprimentos.

A logística pode ser vista como um triângulo, que recebe o nome de Triângulo de Planejamento Logístico, tendo no centro o nível de serviços e nos vértices as três grandeszas da logística – o estoque, o transporte e a localização.

A logística absorve entre 60 a 80% das vendas.

As denominações da logística:

  • Distribuição Física
  • Administração de Materiais
  • Gerenciamento de Transportes
  • Logística
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

As atividades logísticas:

  • Transportes
  • Manutenção de Estoques
  • Processamento de Pedidos
  • Compras
  • Armazenagem
  • Manuseio de Materiais
  • Embalagem
  • Padrões de Serviços ao Cliente
  • Produção
  1. Logística reflete o crescimento da industrialização e globalização dos negócios em geral;
  2. Nações industrializadas possuem economias mais voltadas à serviços;
  3. Integração das atividades da cadeia de suprimentos e a gestão da mesma entre áreas funcionais da organização;
  4. Tecnologia de informação cada vez mais aplicada na administração.

A Logística é a essência do comércio. Ela contribui

decisivamente para melhorar o padrão econômico de vida geral.

As atividades logísticas são a ponte que faz a ligação entre locais de produção e mercados separados por tempo e distâncias.

Regiões especializadas em algum tipo de produto com produção em ótimas condições. A produção pode ser enviada, com vantagem econômica, a outras áreas produtoras (ou consumidoras), e os artigos necessários de escassa ou inexistente produção seriam importados. Esse processo de intercâmbio segue o princípio de vantagem comparativa.

Ex: Coréia do Sul fabrica gravador de DVD mais barato que nos EUA, enquanto este produz software a preços mais baixos que os da Coréia do Sul. Com um eficiente serviço de transporte os países poderiam importar o produto por um preço menor do que se fosse localmente (no mesmo país ou região) produzido.

Agora, colocarei a definição resumida da logística que foi promulgada pelo Co
uncil of Logistics Manegement (CLM), organização que reúne gestores logísticos, educadores e profissionais da área criada em 1962 que tem como objetivo incentivar o ensino nesse campo e incentivar o intercâmbio de idéias. Essa pequena definição dará alguma idéia sobre o que é logística quando alguém lhe fizer esta pergunta. Segue definição:

“Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender ás exigências dos clientes.”


Bem-vindos ao Universo da Logística


Olá, pessoal, espero que todos estejam bem quando estiverem lendo esse post.


Criei esse blog com o intuito de publicar artigos, materiais, cases, notícias, imagens, vídeos, links, etc. Enfim, esse blog é para todos que estão estudando, trabalhando, ou apenas têm interesse nessa maravilhosa área, a logística. Viso que o blog será sobre a logística no Brasil e no mundo, assim, expandindo nossos horizontes sobre o assunto.

Vou tentar atualizar o blog em intervalos cada vez menores, mas como todos sabem, há dias que o tempo é curto e a pauta de trabalho enorme, portanto, alguns dias não poderá haver atualizações.