terça-feira, 30 de setembro de 2008

Site Bom Sobre Portos


Pessoal, recomendo este site http://www.portogente.com.br/ cujo conteúdo é focado aos portos. Neste link é explicado sobre o site com maiores detalhes http://www.portogente.com.br/sobre.php

Até mais!

Fator de Estiva


Fator de Estiva é o volume em metros cúbicos ocupados por uma tonelada métrica de mercadoria embalada para embarque. Ou seja, precisamos saber a quantidade de mercadoria que podemos colocar em um metro cúbico.

No modal rodoviário, usa-se na maioria das vezes o fator 300, isto significa a 300kg por metros cúbicos. Uma carreta normal tem capacidade para 90 metros cúbicos, portanto, se multiplicarmos 300 kg por 90 metros, temos uma capacidade para carrgeamento de 27.000 kg que é o Payload (carga útil) transportada.

Abraços

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Petrobrás Investe em Duto para Escoamento de Gás


A Petrobrás fechou uma licitação, cujo contrato é de U$ 300 milhões para construção de um duto com extensão de 230 quilômetros ligando a área de Tupi ao campo de Mexilhão. O duto terás dois trechos, sendo que 119 quilômetros serão construídos pela empresa britânica Corus e o restante, pela brasileira TenarisConfab.


Abraços!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Não Devolução da CNH Poderá Acarretar em Prisão


Se for aprovado, os motoristas que não tiverem mais o direito de dirigir deverão entregar sua CNH às autoridades, caso contrário serão enquadrados no crime de desobediência, para o qual a pena no Código Penal é 15 dias a seis meses.

Mais informação em INTELOG


Até mais!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Reforma da Língua Portuguesa


Eu sei que este é um blog sobre logística e afins, mas é de grande importância divulgar as novas regras da língua portuguesa que sofreram transformações há pouco tempo.


Neste link http://images.ig.com.br/hotsites/reforma_ortografica/Guia_Reforma_Ortografica_CP.pdf pode-se visualizar as modificações da língua. Recomendo a todos que as lêem (ops, não é mais "lêem" e sim "leem" ) :D

Usando um pouco de humor, podemos falar que todos os anos de escola, de aulas massantes de português, cairam em vão agora, voltamos a ser analfabetos. Vamos estudar as novas regras!

Abraços

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Multa para Contêineres Acima do Peso na China


A partir do ano que vem, a China começara a cobrar multa de embarcadores chinês embarcarem contêineres acima de 24 toneladas. O motivo é combater o número cada vez maior de contêineres sobrecarregados que podem por em risco a segurança os funcionários e a danificação navios e equipamentos.

Até mais!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nova fábrica da Hyundai no Brasil


A Hyundai irá construir uma fábrica no Brasil com capacidade anual de 100 mil veículos. A ciade não foi divulgada, mas será perto de São Paulo. A previsão para a conclusão da planta será em 2011.

Mais uma notícia positiva, pois muitos empregos serão gerados.

Hoje a Hyundai com sua afiliada Kia Motors é a quinta maior montadora de véiculos do mundo. Para quem não a conhece, é a montadora do carro Tucson, sucesso de vendas no país.

Site da Hyundai


Até próximo post!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Recall dos Caminhões Cargo da FORD


Pessoal, leiam a notícia abaixo retirada do site G1

"A Ford convocou, em 13 de setembro, os proprietários dos caminhões modelo Cargo, ano de fabricação 2006 a 2008, abaixo identificados, a contatarem um distribuidor da marca para análise e, se necessária, a substituição do kit de engrenagens da sobremarcha do câmbio, que pode se quebrar e deixar o veículo sem tração - sujeito a acidentes.


IDENTIFICAÇÃO DOS MODELOS


Cargo 4432e ano de fabricação 2006/2007
Nº DE SÉRIE DOS CHASSIS
6BB78640 a 7BB90368

Cargo 4532e ano de fabricação 2007/2008
Nº DE SÉRIE DOS CHASSIS
7BB00513 a 9BB14534


Os kits de engrenagens da sobremarcha envolvidos no recall, produzidos pela Eaton Ltda., possuem a numeração BG7X/7k177/BA/ e BG7X/7232/AA/.


No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de quebra
da arruela da marcha-à-ré e da engrenagem da sobremarcha em razão de
divergências dimensionais dos produtos o que, conseqüentemente, poderá
causar dificuldade ou impossibilidade de troca de marchas, com
possibilidade de perda de tração do veículo, podendo provocar acidentes.

A Ford convoca também os clientes que adquiriram o kit de engrenagens da
sobremarcha Eaton nos balcões dos Distribuidores da Marca, no período de
12/1/2007 a 13/8/2008 para que entrem em contato para receber as
instruções necessárias. A empresa disponibiliza o telefone 0800 703 3673
e o site www.ford.com.br para mais esclarecimentos."

Não percam tempo, pois é a segurança dos motoristas e outras pessoas que estão em jogo.

Até mais!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lona em Caminhão de Grãos


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3635/08, do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT), que torna obrigatório o uso de lona interna em caminhões carregados de grãos. O descumprimento da lei acarretará em multa para o motorista e o caminhão será retido para a retirada da carga.

Esse projeto acrescenta mais uma determinação no paragráfo do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) no qual determina uso de carrocerias com as laterais fechadas, evitando que a carga caia durante o percurso. Estima-se que a perca de carga em cada viagem varia de 1% à 10% do total. Somando-se as perdas em um ano, a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) calcula um prejuízo de R$ 2,7 bilhões espalhados pelas estradas.

Em estradas com boas condições as perda são menores, mas geralmente, os pólos do agronegócio encontram-se em estradas mal conservadas que fazem as perdas serem maiores.

O projeto ainda não está em vigor, pois ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Até mais!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Bolívia Reduz em 55% Envio de Gás para o Brasil


Há tempos o presidente da Bolívia, Evo Morales, vem sofrendo protestos da oposição. A oposição protesta pelo fato de Evo estar usando dinheiro obtidos do imposto de petróleo e gás para custear uma pensão para os idosos do país, e não repassando para outros departamentos de interesse dos opositores. O texto Carta Magna da nova Constituição, no qual dá mais poder aos indígenas bolivianos - 60% da população total do país - e confirma nacionalização dos recursos naturais é mais um motivo pelos protestos contra Evo pelo país.

Em conseqüência disso tudo, opositores destruiram um gasoduto, e agora, sobra para o Brasil levar o prejuízo. Os 31 milhões de metros cúbicos de gás que o Brasil recebe diariamente serão reduzidos em 55%.

A previsão para a normalização do abastecimento é de 10 a 15 dias, segundo o ministro da Fazenda da Bolívia, Luís Alberto Arce, que também informou que a Bolívia perde U$8 milhões com essa redução.

Um plano de contigência foi estabelecido, conforme diz a secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena, as indústrias que têm fornos que possbilitem o desligamento imediato, devem fazê-lo, e também, grandes consumidores de biocombustível podem trocar o uso de gás por outro combustível para ajudar. Residências, comércios e hospitais não terão plano de contingência.

Minha opinião é que o Brasil depende, e muito da Bolívia pelo uso do gás, mas, como vimos, é só alguém "fechar a torneira" e tomamos o prejuízo maior.

Para mais informações entre nos links de notícias que se encontram na parte ao lado, pois essa notícia repercurte pelo mundo.

Abraços, até mais!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

TAM, Líder no Transporte


A TAM liderou no mês de agosto o transporte de passageiros. Segue a participação de cada companhia:

1º TAM: 54,18%
2º GOL: 34,13%
3º VARIG: 4,44%

Mais detalhes em INTELOG.

Até mais!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

B2C - Business to Consumer


Creio que a maior parte das pessoas que estão lendo este post já fizeram uma transação (compra) B2C. O B2C (Business to Consumer) é uma transação entre pessoa física e empresa. Não querendo fazer propaganda, até mesmo por que não ganho nada por isso, mas quem nunca fez uma compra no Submarino.com, Saraiva.com, Americanas.com ou no famoso Amazon.com? Se você já comprou em algum destes sites ou em qualquer outro, parabéns, você é mais um de muito novos consumidores do B2C.

Compras pela internet possibilitam inúmeras vantagens e algumas desvantagens. No primeiro grupo pode-se destacar a flexibilidade, pois através de alguns cliques no mouse, você pode ficar perdido com a infinita variedade de produtos e preços encontrados na rede. Porém, a desvantagem é se contentar com fotos, vídeos e comentários sobre determinado produto, já que não há como se tocar e ver o produto pessoalmente antes da compra.

O B2C é uma oportunidade para as empresas que pretendem vender seus produtos para várias regiões. O fato da internet estar disponível em todos os cantos permite às empresas atender a clientes de diversas áreas e não, no caso de uma loja de varejo em tal região, atender um público ao redor da mesma. Pode-se ganhar com esta possibilidade uma redução incrível nos custos, pois uma empresa não precisa abrir lojas em várias regiões, assim, evitando custos com a instalação física e toda estrutura de uma loja de varejo.

Geralmente a transação B2C segue essa seqüência:

1º - O cliente (pessoa física) decidi por tal produto no site e fecha a compra através de cartão de crédito, boleto bancário ou depósito, além de outras formas;

2º - A empresa confere o pagamento;

3º - Depois de verificar o pagamento, o pedido é separado;

4º - Estando disponível o produto e separado, o mesmo é enviado para o cliente através de um operador logístico (neste caso uma transportadora);

5º - O cliente recebe o pedido e verifica se está em ordem.

Todo este processo é monitorado pelo cliente através do próprio site da empresa. Caso haja algum equívoco, como a não autorização do pagamento, a falta do produto ou problemas na entrega, um relatório é enviado ao cliente através de e-mail, e também, disponível no próprio site.

Não é pelo fato de um empresa não ter uma loja física (brick and mortar, assunto para um futuro post) que será isenta de custos. Para uma boa transação B2C, a empresa precisa, além dos custos de manutenção do site, ter um armazém automatizado e gerenciado por um sistema de gerenciamento de armazém (WMS), veículos de movimentação (empilhadeiras) e pessoal treinado para cumprir as tarefas de picking (em breve postarei sobre).

O B2C ainda é um pouco mal visto por alguns consumidores que desconfiam da transação pelo fato de não terem contato direto com quem está vendendo e, claro, com o prdouto. As maiores preocupações são o não recebimento do pedido pago, a digitação do número do cartão de crédito, ataques de hackers e vários outros golpes e crimes digitais que ocorrem na internet. Mas as empresas (as sérias que querem sempre se expandirem) estão investindo pesado em segurança.

O B2C é uma forma segura, cômoda e rápida de fazer compras, mas é preciso alguns cuidados para não acabar sendo lesado. É recomendando pegar referências sobre a empresa que você deseja fazer a transação e não clicar em links que chegam por e-mails de promoções duvidosas que prometem mil maravilhas.

Em 2007 foram transacionados R$ 70 bilhões no B2C.

Tanto no B2B quanto no B2C, mais do que tudo, é necessário uma ótima logística.

Qualquer comentário, dúvida, deixe nos comentários ou mande no meu e-mail rodolfo.logistica@gmail.com

Abraços!

Decretada Falência da VASP


Desde 2005 sem voar e demitindo boa parte do seu quadro de funcionários, a Viação Aérea São Paulo (VASP) entou em processo de recuperação para reverter o quadro. Esse processo visava à VASP vender seus ativos (sete fundos de recebíveis, mais de cem imóveis que a companhia possui em diversas regiões do país, além de ações favoráveis à companhia, como a que ela venceu contra a União, estimada em R$ 2,8 bilhões) para voltar em operação, mas por causa de algumas liminares isso não ocorreu, o que levou credores a pedirem a falência da companhia que foi decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A VASP vai recorrer da decisão do Tribunal de São Paulo e também na esfera federal.

É uma pena ver uma grande empresa nessas situações, pois muitas pessoas perdem o emprego, e assim, aumentando o índice de desemprego nacional.

Boa terça-feira!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

B2B (Business to Business)


O B2B (Business to Business, algo como empresa para empresa) é uma transação eletrônica no qual empresas fornecedoras desenvolvem sites na intenet, através das quais as empresas compradoras podem obter e trocar informações com os fornecedores, como também adquirir produtos. Seu destaque é que, as duas pontas da transação (fornecedor-empresa compradora), são pessoas jurídicas. Depois de decidir o produto, a empresa cliente emite uma ordem de compra. A mesma empresa pode monitorar pela internet o processamento do seu pedido e, também, receber a fatura e trocar informações com o fornecedor.


Em geral, dois tipos distintos de mercadorias são adquiridas no B2B:


Inputs para o negócio: Ligados ao objetivo central da empresa (matéria-prima, produtos a serem comercializados pelo varejista).


Inputs operacionais: Suprimentos de escritório, suprimentos para manutenção e serviços. Estes são adquiridos por sistematização de empresas, constituído por contratos de longo prazo, negociados com fornecedores qualificados. Também são adquiridos através de compras tipo spot, em que a negociação envolve apenas uma transação de forma a preencher uma necessidade imediata.


O B2B é dividido em duas categorias:


B2B Companies: transações B2B fechadas, permitida somente entre uma empresa e seus fornecedores previamente cadastrados e vinculados a ela por contratos. 79% da receita do B2B se encontra nesta categoria.


E-marketplaces indiferentes: Operam portais abertos a qualquer companhia. 21% da receita do B2B se encontra nesta categoria.


Por envolver transações de grandes quantidades de produtos, as empresas compradoras podem obter descontos significativos. As compradoras também esperam, pelo motivo de ser uma transação moderna e rápida, receberem o pedido em um curto prazo de entrega. Os fornecedores estabelecem prazos mais curtos para recebimento dos pagamentos.


Dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico mostram que somente no primeiro trimestre de 2007 foram movimentados R$ 133,4 bilhões em transações B2B.


Em breve postarei sobre o B2C (Business to Consumer)



Abraços!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Google Lança Navegador




O Google, com sua investida em quase todas as áres referentes a internet, softwares e tecnologia em geral, acaba de lançar o Google Chrome, um navegador para internet.

O Chrome tem alguns recursos como a exibição das páginas mais visitadas e as vistas recentemente, abas fechadas a pouco tempo, arrastar abas para abrir em outras janelas, possibilidade de navegar sem deixar traços. O navegador também parece ser mais rápido que os outros.

Por enquanto, apenas existe a versão para Windows, mas versões para Mac e Linux serão lançadas em breve.

No site oficial do Google Chrome além de vídeos explicando o funcionamento do navegador, pode se fazer o download do mesmo.

Qual será a próxima investida do Google?

Abraços!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Seguro de Vida Pode Não Pagar Indenização Por Vítimas Embriagadas


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decletou que embriaguez será motivo para eximar seguradoras de pagarem indenizações por motoristas embriagados.

Se for constatado nível elevado de alcóol no corpo de um motorista morto em um acidente, a seguradora não poderá não cumprir o pagamento da apólice.

Mais informação no site Jornal da Mídia

Aí está mais um agravante para quem for beber, pensar duas vezes antes de dirigir.

Até o próximo post.

P.S.: Fiquei uns dias sem atualizar o blog, pois estava atarefado, trabalhos de faculdades, uma tarefa aqui, outra ali. Mas tentarei sempre atualizá-lo!