terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Governo Prepara Estratégias para Elevar Exportações do País


Com o desaquecimento da economia, o governo brasileiro prepara estratégias para aumentar o fluxo de vendas para o exterior.


O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge e sua equipe partirão para missões de negociação em outros países como: Rússia, Moçambique, Angola e África do Sul. Eventos internacionais estão programados neste ano para mostrar a transparência do comércio exterior, junto com a ajuda de ações privadas.


A maior preocupação é o protecionismo de alguns países, que acabam embargando produtos brasileiros. Um exemplo é o stor de suínos na Rússia, este país pode produzir mais carne de porco, para gerar empregos, mas diminuindo a importação de carne brasileira.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Novos Destinos da Azul Linhas Aéreas


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anuncia mais quatro destinos a partir de março e abril: Fortaleza (CE), Manaus (AM), Navegantes (SC) e Rio de Janeiro (RJ). Em operação há 10 semanas, a empresa passa a servir nove destinos a partir de Campinas.

Os outros são para Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Salvador e Recife. Ontem foi anunciada a promoção Azul 25, com desconto de 25% na hora da reserva se o cliente citar a promoção.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Produção de Veículos no País Dispara


A produção de veículos no brasil subiu 92,7% em janeiro sobre dezembro, um percentual menor do que o mesmo período do ano passado.

As vendas subiram 1,5 por cento na comparação mensal e caíram 8,1 por cento ano a ano, para 197,5 mil unidades.

As vendas externas de veículos novos despencaram 48,1 por cento em janeiro sobre dezembro e recuaram 60,1 por cento sobre o ano anterior, atingindo 22,6 mil unidades.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Depois de 8 Anos, Brasil Apresenta Déficit na Balança Comercial


A balança comercial brasileira fechou janeiro com saldo negativo de 518 milhões de dólares devido ao recuo das vendas externas agrava pela recessão da crise financeira nas principais economias do mundo. O último déficit foi em março de 2001, quando o saldo negativo foi de 274 milhões de dólares.

A balança comercial é a quantidade de produtos importados e exportados, e quando o lado da exportação pesa mais (maior quantidade) do que da importação, temos o que chamamos de superávit e o que demonstra resultados positivos do país.

As exportações no mês passado somaram 9,788 bilhões de dólares enquanto as importações um montante de 10,306 bilhões de dólares. Um recuo de 25,8% das exportações comparado ao mês de dezembro passado e 6,3% nas improtações.

O Minitério do Desenvolvimento prevê que as exportações podem cair até 20% neste ano. E visando um cenário otimista, pode-se prever um aumento de 2% nas vendas para exportação.

Para evitar o déficit (ou diminuí-lo) o governo chegou a anunciar, na semana passada, licensa especial para importação de alguns produtos. Mas suspendeu esta licensa por apelo de empresários que necessitam de produtos importados para produção de outros produtos.

Em abril, as vendas de safras agrícolas e produtos industriais poderão ajudar a balança comercial a voltar a pesar para o lado do superávit.